top of page

Apresentação importante: 7 livros que ajudam você a se preparar



Sabe aquele frio na barriga ou as chamadas borboletas no estômago que surgem antes de uma apresentação importante? É bem provável que você saiba. Aliás, é provável que todo mundo também. O que estamos dizendo é que esse desconforto e essa sensação de ansiedade são completamente normais e mais comuns do que se imagina.


Falar em público é considerado um dos principais medos das pessoas, devido a fatores como exposição ao julgamento alheio e timidez. Então, é preciso aprender a se preparar para esse momento, perdendo o medo e confiando no seu taco. Para tanto, o primeiro passo é dominar, é mandar bem mesmo na comunicação.


Com o intuito de ajudar nessa trilha de desenvolvimento, listamos 7 livros para você arrasar em uma apresentação no trabalho, na faculdade, nos ambientes sociais ou no dia a dia. Quer uma dica? Confira a lista e já providencie essas leituras.


1. O corpo fala: a linguagem silenciosa da linguagem não verbal


Começamos a lista com um clássico, um verdadeiro “old but gold”. Embora tenha sido escrito há cerca de quatro décadas, a obra de Pierre Weil e Roland Tompakow apresenta um profundo e atemporal estudo sobre a linguagem corporal. A postura, os gestos, o olhar, a forma como você se senta ou se coloca em uma apresentação também comunicam e são essenciais para o entendimento do interlocutor.


Portanto, seja qual for o formato da sua apresentação importante, é necessário saber como a sua linguagem corporal expressa seus sentimentos e percepções e como isso impacta as outras pessoas. E mais: como ela contribui para a imagem que será criada a seu respeito.


2. Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer situação


Além de uma das mentes mais brilhantes dos últimos tempos, Steve Jobs foi um exímio comunicador. Em 2010, Carmine Gallo lançou esse livro, em que desvenda inúmeras apresentações do CEO e fundador da Apple e transforma tudo isso em técnicas e dicas para auxiliar todas as pessoas que querem se comunicar melhor e mais estrategicamente.


Certamente, você vai aprender bastante e ter mais tranquilidade na hora de se preparar para uma apresentação importante.


3. TED: falar, convencer, emocionar


Esse é um dos livros mais completos quando o assunto é falar em público, e sempre gostamos de recomendá-lo. Não por acaso, é o mais vendido da Amazon na categoria e best seller aqui no Brasil.


Na obra, Carmine Gallo entrega tudo sobre o método de apresentação do TED e ensina ao público leitor recursos e ações para se comunicar com empatia, de maneira atrativa, marcante e transformadora. Essa tem que estar na sua mesa de cabeceira.


4. TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público


Já que estamos falando do TED, que realiza um trabalho gigante de compartilhamento de informações, experiências e conhecimentos, esse livro não pode faltar na sua seleção de materiais. Isso porque Chris Anderson e demais autores e autoras detalham os segredos das apresentações do TEDx de maior sucesso e efetividade.


Após analisar palestras e discursos marcantes, que envolveram o público e de fato geraram impacto nas pessoas, Anderson organizou suas percepções acerca dessas apresentações e desenvolveu um verdadeiro passo a passo. Não como receita de bolo, e sim como referência de elementos básicos para uma comunicação de excelência.


5. Desvendando os segredos da linguagem corporal


Voltando à comunicação não verbal, sugerimos essa obra de Allan Pease e Barbara Pease, com tradução de Pedro Jorgensen Junior. Também é um clássico, leitura indispensável para quem quer ter uma comunicação assertiva e se apresentar estrategicamente nos mais diversos contextos.


De forma bem-humorada, como de costume, os autores mostram como interpretar a linguagem corporal e ainda a coerência dela com a linguagem verbal. Bacana demais, não é?


6. O líder comunicador: técnicas, estilos e estratégias do Coach dos maiores executivos globais


Escrito por um dos maiores estudiosos e mentores de comunicação dos Estados Unidos, esse livro mostra bastidores e técnicas de comunicação trabalhadas para grandes líderes, CEOs de corporações globais, como a Yahoo.


Em sete passos, Jerry Weissman aborda aspectos relevantes de uma apresentação memorável e compartilha dicas, métodos e ferramentas para você aplicar à sua realidade. Ainda que o tema seja tratado em variadas obras, é sempre bom aprender com a experiência de um profissional de renome internacional.


7. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios


Fechamos esta seleção com uma leitura básica e, por que não, obrigatória. Mais um “old but gold”, o livro de Dale Carnegie foi escrito na década de 1920 e tem mais de 50 edições. Ele traz os pilares da oratória e da persuasão, bem como a habilidade de se comunicar com autenticidade e sentimento e de se conectar com as pessoas.


Isso é válido desde apresentações ao grande público até reuniões com duas ou três pessoas. É também um caminho para se expressar melhor e ter diálogos mais efetivos com todas as pessoas com quem você se relaciona.


Mais do que ler, você terá na obra um verdadeiro manual, que pode (e deve) ser consultado com frequência, sobretudo ao se preparar para uma apresentação importante. Vale a pena beber nessa fonte e conhecer mais sobre o centenário trabalho de Dale Carnegie.



Esta lista de peso vai contribuir muito para que você tenha mais nitidez no processo de criação de uma apresentação, na preparação e na hora de se comunicar. Falar em público e brilhar em uma apresentação importante são competências que você tem plena capacidade de aprender, desenvolver e aprimorar cada vez mais. Para isso, pode contar com a 2um. Conheça nossas mentorias.


Comentarios


bottom of page