top of page

Será que sua comunicação é autêntica?


Foto de Guilherme Almeida : https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-sentada-e-sorrindo-1858175/


Já parou para pensar como uma pessoa que se comunica bem causa impacto e envolve quem a ouve? Comunicar-se tem a ver com conhecimento linguístico, e para além dele, tem relação com estar confortável para ser quem é, para perceber o mundo e expressar-se genuinamente. Estamos falando da comunicação autêntica.


Ela se aplica às pessoas e também às marcas, sabia? Então, que tal entender mais sobre o que é comunicação autêntica e como aplica-la em seu negócio? Confira o artigo de hoje!

Comunicação autêntica e seus pilares

A comunicação autêntica baseia-se na fidelidade e na coerência que você tem com si mesmo, seja para falar, seja para ouvir. No caso de uma empresa, podemos considerar o quão a comunicação da marca se aproxima da essência da organização.


E para isso, o processo autêntico de comunicação se sustenta por três eixos fundamentais: mensagem dada, no autoconhecimento e na autenticidade, que por sua vez, interagem o tempo todo.


A seguir vamos aprofundar em cada um desses pilares.


Mensagem


A mensagem é aquilo que você fala para o outro, de maneira consciente e de forma “inconsciente”. É ela que transmitirá o conteúdo e que será capaz de inspirar ou não.


Vivemos em uma era na qual as relações digitais estão tomando conta, o volume de informações atinge níveis altíssimos e as opiniões também são geradas em excesso.


Nesse mundo de posts no instagram e vídeos no tik tok, ser capaz de falar ou escrever com clareza, conhecimento e originalidade faz toda a diferença na abordagem e no resultado que se pretende com a mensagem. E isso tem tudo a ver com autenticidade da sua comunicação, que é fruto também das suas experiências, sonhos, visão de mundo e assim por diante.


Autoconhecimento


O primeiro passo para ser fiel a si mesmo é entender de fato quem você é, quais são seus valores inegociáveis, suas habilidades naturais, suas necessidades. E assim, aceitar o que é bom e modificar o que não cabe mais.


Só se conhecendo verdadeiramente que você será capaz de ser sincero e direto. Quando você é sincero e direto, as pessoas prestam atenção e ouvem você. Isso eleva sua confiança, além de assegurar credibilidade e de lhe tornar mais assertivo.


Dessa forma, trabalhe para ter consciência dos seus próprios preconceitos, gatilhos, do que você gosta e não gosta, das tendências e dos julgamentos. Tenha a responsabilidade de assumir seus erros e acertos.


Autenticidade


É muito difícil falar em comunicação sem falar sobre a autenticidade de quem comunica. É exatamente essa autenticidade - “aquilo que é verdadeiro” - que guiará todos os passos da comunicação autêntica.


A pessoa autêntica é aquela que expressa suas verdades, que age sem segundas intenções e que foca em mensagens claras para evitar desentendimentos futuros. Ser autêntico é o mesmo que ser real consigo mesmo e com os outros. Assim, a autenticidade será aplicada na comunicação sempre com autoconfiança e autoestima.


A pessoa autêntica vai buscar a realização profissional e pessoal em relacionamentos duradouros e verdadeiros, em experiências que lhe tragam aprendizados.


A chave da autenticidade está em realmente se mostrar sem se moldar no outro. Ser autêntico na forma como se comunica significa também assumir a responsabilidade por seus próprios sentimentos. É falar por si mesmo usando a palavra “eu”.


Como desenvolver a comunicação autêntica?


Como falamos no tópico acima, a autenticidade é uma das características mais relevantes para uma comunicação eficaz, profunda e que se destaca. Afinal, se expressar bem tem a ver com potencializar suas próprias características e fazer ecoar a sua própria voz.


E não há atalhos para construir uma comunicação autêntica. Você desenvolverá a autenticidade na comunicação quando aceitar quem você é, além de investir na oratória, ouvir com atenção e fazer as perguntas certas. Acalme-se, pois temos dicas para lhe ajudar nesse processo. Veja abaixo.


1. Saber quais são seus pontos fortes e fracos na comunicação:


Você tem dificuldades para falar em público? No dia-a-dia você se confunde ao transmitir mensagens? Sobre quais assuntos você fala melhor? Lembre-se: entender esses pontos é um ótimo exercício para identificar o que precisa ser melhorado e exercitado.


2. Entender o seu perfil de comunicador


É necessário também você entender qual é seu jeito de se comunicar e de se relacionar. Responda algumas perguntas a fim de identificar seu perfil. Por exemplo: Você consegue criar conexões com as pessoas? Consegue influenciar? Para você é fácil identificar as necessidades e os sentimentos das pessoas ao seu redor?


Há também diversos testes de perfil, como o Teste DISC, que vão lhe ajudar a mapear o seu.


3. Respeitar a si mesmo e aos outros


Parece fácil, mas não é! No entanto, se comunicar com autenticidade não significa falar tudo que vem à cabeça. A comunicação eficaz se define como um processo bidirecional. E um de seus elementos mais importantes é ser capaz de entender e se identificar com o receptor. Ser violento não significa ser autêntico. O respeito ao outro e a você mesmo precisa guiar todo o caminho para desenvolver uma comunicação autêntica.


4. Cuidado com a sua expressão corporal e vocal


A autenticidade é um combo. Não adianta falar algo em um tom e o corpo se expressar em outro. É preciso ter coerência. Temos dicas.


A autenticidade ao usar a voz está em aprender as principais técnicas da expressão vocal, por exemplo:


· Saber alterar o tom de voz em momentos estratégicos.

· Utilizar as pausas conscientes como um recurso.

· Definir o melhor ritmo de fala.


Já a expressão corporal diz respeito à linguagem do corpo. Lembre-se: tudo transmite uma mensagem: a forma como você olha a sua audiência, seus gestos, a postura que adota enquanto fala. O importante é garantir dois aspectos:


· Que a sua expressão corporal transmita a mensagem que você realmente quer, sem haver ruídos na sua comunicação.

· Que você encontre a sua autenticidade nessa expressão especificamente.

Ao praticar a comunicação autêntica, além de ter a leveza de simplesmente ser o que se é, você é capaz de atrair pessoas, parceiros e oportunidades realmente alinhadas com sua identidade, missão e planos de vida e trabalho.


E então, o que acha de trabalhar a autenticidade no dia da empresa e das equipes? Conheça nossa Curadoria para estruturar essa ideia e fazer acontecer.

Comments


bottom of page