O atendimento ao cliente é hoje um dos principais caminhos para o sucesso de qualquer organização. Duvida? Então, reflita sinceramente se você se sente motivado a contratar um serviço ou comprar novamente um produto onde você não foi bem atendido... os seus clientes também não!
Podemos até afirmar que mais do que uma conduta, o atendimento de excelência é uma estratégia de negócio e, sim, tornou-se um diferencial competitivo. E a boa notícia é que você pode aperfeiçoar as habilidades de toda a sua equipe de atendimento e chegar a um desempenho excelente, proporcionando uma ótima experiência ao cliente e fidelizando seu público.
Separamos para você sete das principais técnicas de atendimento ao cliente para criar um processo mais consistente e estratégico para sua empresa. A diferença virá no valor da sua marca, na satisfação dos consumidores e nas oportunidades de negócio. Acompanhe!
Rapport
Sabe aquela identificação instantânea que você tem com uma pessoa ao conhecê-la e que faz com que a comunicação flua naturalmente? Isso é rapport. É a sintonia entre as pessoas que estão no ambiente. E quando a sintonia não acontece? Você pode fazer com que ela aconteça. É o que chamamos de criar rapport e isso tem tudo a ver com o tópico a seguir.
Ao se estabelecer uma conexão com o interlocutor, fica mais fácil se fazer entender, compreender as necessidades e expectativas dele e assim atender com estratégia e efetividade.
Perfil comunicativo
Quando o rapport não acontece naturalmente, nós podemos dar uma mãozinha para que se entre em sintonia com o cliente. É nesse contexto que o entendimento do perfil comunicativo do interlocutor entra.
Há quatro perfis e cada pessoa possui a predominância de um deles. Ao descobrir como o seu cliente se expressa e entende o mundo, você se torna capaz de adaptar sua fala ao entendimento dele. Não se trata de ser falso ou manipulador, a proposta é entender claramente o cliente e fazer com que ele o entenda plenamente também.
Os quatro perfis são:
- Pragmático: mais direto e objetivo, precisa de informações sucintas e efetivas.
- Analítico: mais detalhista e planejador, precisa de mais informações.
- Expressivo: é rápido e valoriza as relações. Adora conversar e precisa de um clima de familiaridade.
- Afável: muito voltado para as relações, porém mais calmo que o expressivo. Precisa de detalhes e gentiliza.
Empatia e humanização
As relações entre empresas e clientes foram, por muito tempo, configuradas por uma impessoalidade e por um excesso de padronização que já não correspondem às expectativas e ao perfil do consumidor atual. A dinâmica dessas relações é pautada por conexões emocionais, por contato direto e por uma necessidade de se respeitar a condição humana tanto de quem representa a empresa quanto de quem a procura para comprar ou contratar algo. É uma relação entre pessoas de verdade e não mais entre números.
Para se adaptar e surfar nessa onda, atributos como empatia e personalização são essenciais para a estruturação de um atendimento ao cliente com alto padrão de excelência.
Pós-venda
Mais do que garantir uma recompra, o pós-venda é uma ferramenta para a gestão de clientes. É uma oportunidade de mostrar ao público que ele tem um sentido para a empresa e que a venda é uma consequência da relação de reciprocidade e confiança que foi criada entre a marca e a venda. Não subestime o contato pós-venda e faça-o de forma inteligente.
Mostramos as principais ferramentas de atendimento ao cliente para ajudá-lo a organizar melhor os processos e a equipe e destacamos que há ainda muitas outras possibilidades para sua empresa. É de grande importância que você escolha as alternativas que realmente sejam viáveis e promissoras para o seu negócio. Atendimento ao cliente tem direcionamentos e não receita pronta.
A 2um é especialista em desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoas e equipes para atendimento de excelência e comunicação de alto impacto. Converse com nossa equipe e entenda como qualificar seu setor de atendimento ao cliente.
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