Quando precisamos reportar um feedback negativo, abordar um assunto delicado, ou expor que discordamos de algo que foi dito, por exemplo, nem sempre ficamos confortáveis e encontramos a melhor forma para lidar com isso de maneira leve.
Muitas vezes, a falta de habilidade para conduzir esses diálogos atrapalha ainda mais e complica a situação, tornando-a mais conflituosa e desagradável do que ela se apresenta.
Para evitar que isso aconteça, no texto de hoje, compartilhamos algumas dicas essenciais para facilitar conversas difíceis, que são muito comuns em nosso dia a dia.
Confira a seguir!
1. Afaste-se da situação por 1 minuto e observe-se
Durante uma conversa delicada, é fundamental olhar para dentro e entender o que estamos sentindo ao invés de culpar o outro. Geralmente, o outro não é a causa do nosso desconforto e, sim, um gatilho que revela algo que já está em nós. Sendo assim, procure diferenciar o fato em si dos sentimentos e da sua interpretação inicial. Isso ajuda muito!
2. Entenda o que você deseja com essa conversa
Se você deseja se preparar para um diálogo difícil, é importante saber qual é o seu objetivo com a conversa. Isso evita que você caia em “armadilhas” que geram discussões infinitas. Portanto, atenha-se ao tema que precisa ser tratado e evite tocar em assuntos que fujam disso.
3. Se for preciso, ensaie
Se estiver se sentindo inseguro antes da conversa, liste os pontos mais importantes que deseja mencionar e ensaie. Isso vai ajudar a ter mais confiança para conduzir o diálogo, ainda que ele seja desafiador.
4. Aplique a CNV
Já fizemos um texto bem completo aqui no Blog sobre Comunicação Não Violenta. A premissa básica é observar sem rotular, entender os sentimentos que vêm a partir da situação, o que você precisa, o que está por trás desses sentimentos e comunicar isso ao outro de forma clara, por meio de um pedido sincero.
5. Lembre-se que nem tudo é tão óbvio
O que parece óbvio na nossa cabeça, muitas vezes, não é na visão da outra pessoa. Por isso é tão importante ser claro e transparente no momento de exprimir as suas necessidades, o que você compreendeu e o que espera com a conversa.
Dica extra: se for preciso, dê um tempo a você mesmo
Muitas vezes, no calor do momento, não conseguimos segurar as nossas emoções. Nesse caso, diante de uma conversa difícil que o desequilibrou, peça para ir ao banheiro, para beber uma água e procure dar uma pausa, respirar de maneira consciente, até se sentir mais calmo e tranquilo.
Dessa forma, ao retomar o diálogo, você estará menos suscetível a exceder-se, discutir e, consequentemente, arrepender-se do conflito.
Você sabia que a comunicação é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas? Um levantamento global realizado pelo LinKedin, em agosto de 2020, apontou que as "soft skills”, ou habilidades comportamentais, são a maioria entre as dez competências mais valorizadas por empregadores e a comunicação é uma das principais!
E se você precisa de ajuda para comunicar-se de maneira confiante e segura, conte com a 2um!
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