Não é novidade que a Comunicação é uma das habilidades mais valorizadas no cenário corporativo. Inclusive, um levantamento global realizado pelo LinKedin, lançado em agosto de 2020, apontou que as "soft skills”, ou habilidades comportamentais, são a maioria entre as dez competências mais valorizadas.
Porém, ainda existe muito ruído nesse processo de comunicação entre empresa/consumidor, o que dificulta o relacionamento e a fidelização de clientes. Por uma perspectiva de longo prazo, isso compromete também a lucratividade do negócio.
E para evitar que isso aconteça na sua empresa, a 2um separou, neste post, as principais dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente e encantá-lo. Confira!
1. Escute o cliente de verdade
Por mais que as tecnologias facilitem o processo de atendimento, elas jamais substituem a capacidade humana de ouvir com empatia o nosso cliente.
Então, antes de sair propondo soluções, é fundamental perguntar ao consumidor o que ele precisa e escutar atentamente.
Isso tem a ver com uma cultura de humanizar as relações e tudo começa de dentro para fora. De nada adianta não ouvir os colaboradores e tentar colocar em prática a escuta ativa com os clientes.
Afinal de contas, cada vez mais as pessoas querem comprar de marcas que sejam coerentes, e praticar no mercado o que se faz dentro da empresa é um exemplo disso.
2. Evite dizer “não”
Esta, inclusive, é uma das regras de ouro do atendimento da Disney. Quando o atendente diz não, é como se sinalizasse que o problema ou solicitação do cliente fica sem solução.
Mesmo que o pedido do cliente não possa ser atendido, evite dar uma resposta negativa e sugira outras alternativas. Vamos imaginar que o cliente solicita que o pedido dele seja entregue em um horário específico e isso não será possível. Qual a melhor forma de comunicá-lo a respeito?
Exemplo: Olá, João! Tenho entregas programadas para estes horários aqui, 14h e 17h. Qual você prefere?
Essa é uma forma de mostrar para o cliente que a empresa está sempre disposta a trazer alternativas, possibilidades e que ele sempre sairá de lá com uma solução.
3. Alinhe as expectativas com o cliente
Outro fator que ajuda muito a ter uma comunicação eficaz no atendimento é alinhar com o cliente sobre o que está sendo entendido.
Isso evita ruídos na comunicação e torna o atendimento ainda mais eficiente. Então, sempre que possível, valide o que o cliente falou, o que ficou acordado, para evitar mal-entendidos.
Dica Extra: esteja aberto à melhoria contínua
Quando uma empresa se coloca receptiva aos feedbacks dos clientes, a oportunidade de melhorar ainda mais os processos e a comunicação é gigantesca! Mapear os pontos de conflitos e entender melhor o que acontece com o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda contribui para a criação de processos mais eficientes.
E o que isso significa? Que a experiência do cliente vai ser cada vez melhor e assim as chances de ele ser fidelizado e até mesmo indicar outras pessoas são muito grandes!
E se você precisa de ajuda para criar a jornada do cliente, conheça nossa Curadoria focada na experiência do cliente.
Comentarios