3 dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente

Não é novidade que a Comunicação é uma das habilidades mais valorizadas no cenário corporativo. Inclusive, um levantamento global realizado pelo LinKedin, lançado em agosto de 2020, apontou que as "soft skills”, ou habilidades comportamentais, são a maioria entre as dez competências mais valorizadas.


Porém, ainda existe muito ruído nesse processo de comunicação entre empresa/consumidor, o que dificulta o relacionamento e a fidelização de clientes. Por uma perspectiva de longo prazo, isso compromete também a lucratividade do negócio.

E para evitar que isso aconteça na sua empresa, a 2um separou, neste post, as principais dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente e encantá-lo. Confira!


1. Escute o cliente de verdade


Por mais que as tecnologias facilitem o processo de atendimento, elas jamais substituem a capacidade humana de ouvir com empatia o nosso cliente.

Então, antes de sair propondo soluções, é fundamental perguntar ao consumidor o que ele precisa e escutar atentamente.

Isso tem a ver com uma cultura de humanizar as relações e tudo começa de dentro para fora. De nada adianta não ouvir os colaboradores e tentar colocar em prática a escuta ativa com os clientes.

Afinal de contas, cada vez mais as pessoas querem comprar de marcas que sejam coerentes, e praticar no mercado o que se faz dentro da empresa é um exemplo disso.


2. Evite dizer “não”


Esta, inclusive, é uma das regras de ouro do atendimento da Disney. Quando o atendente diz não, é como se sinalizasse que o problema ou solicitação do cliente fica sem solução.

Mesmo que o pedido do cliente não possa ser atendido, evite dar uma resposta negativa e sugira outras alternativas. Vamos imaginar que o cliente solicita que o pedido dele seja entregue em um horário específico e isso não será possível. Qual a melhor forma de comunicá-lo a respeito?


Exemplo: Olá, João! Tenho entregas programadas para estes horários aqui, 14h e 17h. Qual você prefere?


Essa é uma forma de mostrar para o cliente que a empresa está sempre disposta a trazer alternativas, possibilidades e que ele sempre sairá de lá com uma solução.


3. Alinhe as expectativas com o cliente


Outro fator que ajuda muito a ter uma comunicação eficaz no atendimento é alinhar com o cliente sobre o que está sendo entendido.


Isso evita ruídos na comunicação e torna o atendimento ainda mais eficiente. Então, sempre que possível, valide o que o cliente falou, o que ficou acordado, para evitar mal-entendidos.


Dica Extra: esteja aberto à melhoria contínua


Quando uma empresa se coloca receptiva aos feedbacks dos clientes, a oportunidade de melhorar ainda mais os processos e a comunicação é gigantesca! Mapear os pontos de conflitos e entender melhor o que acontece com o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda contribui para a criação de processos mais eficientes.


E o que isso significa? Que a experiência do cliente vai ser cada vez melhor e assim as chances de ele ser fidelizado e até mesmo indicar outras pessoas são muito grandes!

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