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3 livros para aprimorar a comunicação e os relacionamentos

A leitura é sempre fonte de conhecimento, questionamentos e abertura de possibilidades. Isso tanto no âmbito profissional e técnico quanto para o desenvolvimento humano e pessoal. E, claro, para diversão e relaxamento da mente.


Aproveitando o clima do mês de outubro (que traz datas importantes para o conhecimento e a Educação, como Dia dos Professores, Dia Nacional do Livro, Dia da Poesia, entre outros) a 2um selecionou 3 livros para aprimorar a comunicação e os relacionamentos. São obras com leitura fluida, baseadas em situações reais do dia a dia do mercado e da vida pessoal e com muitas informações relevantes para quem deseja ampliar a capacidade de comunicação e melhorar os relacionamentos de modo geral. Acompanhe nossas sugestões!

1. Faça como Steve Jobs: e realize apresentações incríveis em qualquer situação, de Carmine Gallo


Em se tratando de oratória e capacidade de conexão com a audiência em uma apresentação, Steve Jobs é um dos nomes mais lembrados. E não é à toa, pois ele, um dos gênios da Apple, foi também um gênio da comunicação. Em seu livro, Carmine Gallo faz uma análise profunda das palestras de Jobs, considerando estratégias, pautas, linguagem verbal e não verbal, comportamento à frente do público e outros aspectos fundamentais para a comunicação e para apresentações persuasivas e impactantes.


O autor, que é um grande comunicador, jornalista e palestrante, desvenda o “segredo” de Steve Jobs e ensina aos leitores caminhos para apresentações brilhantes. Em uma linguagem bem próxima e didática, Carmine Gallo envolve e encoraja as pessoas a descobrirem e aperfeiçoarem suas habilidades de falar em público. Vale a pena ler.


2. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall B. Rosenberg


Em tempos de correria, rotinas apertadas, excesso de tarefas e informações, estresse e certo individualismo, muitas vezes a comunicação não acontece de forma fluida e gentil. Sobretudo em temas espinhosos como uma demissão, uma reinvindicação ou a resposta a um cliente exaltado. Como manter uma conversa equilibrada, eficaz e amigável, mesmo nesses momentos de tensão?


Marshall B. Rosenberg aborda exatamente isso nesta obra. Em Comunicação Não-Violenta, o autor traz diversos momentos em que a comunicação violenta se dá e mostra meios de se conseguir um diálogo amigável. Entre as várias etapas que levam a esse comando da comunicação não-violenta, ele destaca a importância de se reconhecer a sensação da raiva e, em vez de ignorá-la ou sufocá-la, entendê-la e lidar com ela.


Uma proposta real, considerando sentimentos e comportamentos reais de qualquer pessoa. Embora tenha sido escrito em 2006, é uma obra atual e muito pertinente para todos nós.


3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie


Temos, aqui, um clássico, um livro que é referência para inúmeros autores, trabalhos e estratégias de comunicação e relacionamento. Escrito em 1936, pelo ilustre Dale Carnegie, é uma obra que vale a pena ter ao seu alcance. Principalmente, se você está à frente de uma equipe, liderando pessoas.


O autor elencou 30 princípios-chave para o pleno desenvolvimento das relações entre as pessoas, que, consequentemente, leva à criação de laços entre elas e de influência no grupo. Ele vai a fundo nas sensações, expectativas das pessoas, analisa aspectos essenciais da natureza humana e, com exemplos de situações práticas, desenvolve a linha de raciocínio. As reflexões são realmente atemporais e fazem muito sentido para os dias atuais. Não é coincidência que já tenham sido vendidas mais de 50 milhões de cópias.


Há uma lista enorme de livros para aprimorar a comunicação e os relacionamentos, que vale a pena ter em sua estante. Sempre publicamos indicações em nossas páginas no Instagram e no Facebook, com a intenção de compartilhar conhecimento e de conversarmos sobre os temas. E se você gostou das nossas sugestões, quer opinar ou indicar livros também, deixe um comentário a seguir.

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