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Quer arrasar na apresentação do seu negócio? Veja dicas para criar um pitch de alto impacto

Se você encontrasse agora, neste momento, com um potencial cliente ou aquele investidor que faria a total diferença em um projeto, você seria capaz de apresentar seu negócio em poucos minutos? Poucos mesmo, entre três a cinco minutos? Ou talvez perderia a grande chance de se aproximar de um contato tão importante? Pois é, precisamos falar de pitch.

Pitch é uma técnica de apresentação sucinta, que apresenta uma ideia, projeto ou negócio de forma impactante e bem direta, focando nos pontos principais e mais relevantes para o ouvinte em questão, com o intuito de despertar a atenção e o interesse dele. É por isso que o pitch é rápido e direto, pois aproveita os primeiros instantes de contato (em que o interlocutor presta mais atenção) e lança a informação de forma estrategicamente elaborada.


Trata-se de um importante aliado para rodas de negócio, apresentações para investidores, na hora da venda para um possível prospect e até mesmo situações inesperadas, em que é necessário falar sobre seu negócio. Então, vem aprender a criar seu pitch.


Como criar um pitch de alto impacto?


A tônica do pitch é despertar o interesse do público imediatamente e de forma rápida comunicar o essencial para que o ouvinte (ou leitor) queira saber mais sobre seu negócio. Dessa forma, é preciso “costurar” muito bem as informações. Veja só:


Defina o público e o objetivo específicos do seu pitch


O tempo é curto e você precisa ser muito certeiro para que seu pitch tenha sucesso. Cada ocasião, objetivo e público distintos pedem um pitch específico para que você vá exatamente ao ponto certo. Portanto, antes de montar seu pitch avalie o contexto, o interlocutor e seu objetivo com esse contato. Foco é a palavra de ordem.


Deixe bem claro as vantagens para o público


Na correria do dia a dia e a avalanche diária de conteúdo tornam ainda mais difícil captar e conquistar a atenção das pessoas. Sendo assim, é preciso demonstrar relevância e fazer com que o seu público entenda o valor de dar atenção a sua ideia. A lógica do pitch é essa também, por isso comunique de forma clara e persuasiva o que o interlocutor tem a ganhar com seu projeto.


Crie um roteiro para organizar as informações


Como vimos nos tópicos anteriores, cada situação vai pedir um apelo específico para seu pitch, então considere sempre esses fatores na hora de montar seu roteiro. Basicamente, todo pitch precisa ter:


1. O que o seu interlocutor tem a ganhar com seu negócio.

2. Em qual mercado a sua ideia ou negócio atua.

3. Qual a solução você oferece.

4. O diferencial da sua solução.

5. O que você quer de fato (uma venda, um patrocínio, uma parceria, entre outros).


Ensaie bastante e colha feedback


Com o material em mãos, é hora de treinar. Vá para frente do espelho e treine até conseguir se apresentar de forma natural. Naturalmente, pode dar aquele frio na barriga na hora de se apresentar e o que vai lhe deixar seguro é o conforto de já ter treinado e de dominar o conteúdo. Vale filmar e assistir à sua apresentação e se possível treine com alguém próximo e pergunte a opinião desta pessoa sobre sua performance.


Lembre-se de que a comunicação é imprescindível para que você seja bem ou mal avaliado por seu interlocutor. O pitch é mais um recurso para lhe apoiar e possibilitar uma comunicação fluida e persuasiva. Uma apresentação breve e impactante abre diversos caminhos e oportunidades para criar conexões estratégicas para seu negócio. Pode significar até mesmo o fechamento de um negócio e o alcance de um investimento. E então, já está pensando no seu pitch?


Conte com a consultoria da 2um para estruturar o processo de criação de um pitch de alto impacto, na medida do seu negócio.

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