Pirâmide etária, mercado de trabalho, diferentes gerações: o que isso tem a ver com comunicação? Tudo. As transformações sociais e tecnológicas impactam também as relações interpessoais, inclusive no ambiente profissional. Se estamos falando de relação, de conexão, estamos falando de comunicação.
E quando geração Y e geração Z começam a trabalhar juntas, quais são os desafios, os pontos comuns e como alinhar tudo isso? A resposta está na comunicação entre millennials e Gen Z, e neste artigo vamos apresentar informações e dicas para melhorar esse diálogo. Confira!
Encontro de gerações no mercado de trabalho
Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, em contraponto à diminuição de nascimentos e ao número decrescente de jovens, mais gerações estão em contato no mercado de trabalho. Esse é um fenômeno mundial, e as organizações precisam aprender a lidar com ele.
Se o diálogo entre baby boomers e millennials já era complexo, a chegada da geração Z intensificou ainda mais os possíveis conflitos. O filme “Um senhor estagiário” mostra de forma leve e divertida essa realidade e traz boas reflexões sobre o tema. Vale a pena assistir.
Voltando à comunicação entre os millennials e a Gen Z, a percepção é a mesma em relação ao atendimento ao cliente e à experiência que será proporcionada. Sua equipe está pronta para se comunicar com a diversidade?
Aspectos que influenciam a comunicação entre millennials e Gen Z
A organização das gerações tem por base períodos específicos, que funcionam como uma referência. Isso porque a cultura, os costumes, a tecnologia disponível e demais aspectos de uma época influenciam o comportamento e a visão de mundo das pessoas. Tem mais a ver com esses fatores do que com a data de nascimento propriamente dita.
A forma de enxergar o trabalho, o cuidado com a saúde mental e a interação com as redes sociais são exemplos da diferença entre os dois grupos.
Atributos dos millennials
A geração dos millennials, que estão entre 28 e 45 anos atualmente, se moldou na faixa de transição entre o mundo analógico e o digital. Foram essas pessoas que abriram caminhos e experimentaram os embriões de grandes ícones, como os smartphones, a foto digital, os notebooks… Viram o e-mail substituir o fax, o celular substituir a agenda eletrônica, a nuvem substituir mídias como CD e DVD, e por aí vai.
Atributos da Gen Z
Já a geração Z, que concentra as pessoas mais jovens atualmente, cresceu com a presença da tecnologia se tornando natural no dia a dia. Também se deparou com um mundo mais globalizado e conectado, rapidez nas comunicações, indústria de ponta e avanço de debates sociais muito relevantes e cada vez mais urgentes. Por exemplo: relações mais humanizadas entre clientes e empresas, responsabilidade socioambiental, diversidade, equidade e inclusão, entre outros.
Dicas para alinhar a comunicação entre millennials e Gen Z
É esperado que as diferenças possam gerar conflitos. Contudo, o mais estratégico é fazer com que elas sejam um impulso para o crescimento, que se complementem e extraiam o melhor de cada uma.
A comunicação entre Y e Z está na base dessa conexão, e promover esse alinhamento é papel das lideranças, pelo menos no contexto corporativo. Portanto, atenção às dicas!
Reconheça que as diferenças existem e respeite isso
Um dos passos iniciais para melhorar a comunicação entre millennials e Gen Z é admitir que há, sim, diferenças, que são perspectivas e visões de mundo distintas. Sobretudo em um cenário em que nós como sociedade e como consumidores buscamos humanizar relações, é impensável querer suprimir tudo isso e “colocar as pessoas em caixas”, como era antigamente.
Desse modo, trabalhe com a realidade e entenda os atributos de cada grupo, para conseguir melhorar sua escuta e exercer diálogos assertivos com sua equipe.
Personalize a comunicação
Aqui no blog da 2um, frequentemente destacamos o quanto é necessário compreender o perfil comunicativo das pessoas, para que de fato aconteça a comunicação assertiva, ou seja, o que o interlocutor entende é coerente com o que o emissor quis dizer. Levando em conta esse fator de cada indivíduo, devemos ajustar elementos da nossa linguagem para que a mensagem chegue de maneira efetiva.
Para gerações distintas, a lógica é a mesma: captar como cada uma se comunica e adaptar linguagens, canais e ferramentas ao formato adequado. É importante considerar o padrão de comunicação da empresa, sem dúvida. A proposta é ajustar o que for possível e não alterar a identidade da marca, certo?
Promova o desenvolvimento da comunicação
A comunicação é uma das soft skills mais relevantes para o ambiente de trabalho e tem sido bastante exigida de colaboradores e colaboradoras. Como sua organização quer ter equipes de excelência, inclua no desenvolvimento de talentos o aprendizado e o aperfeiçoamento dessa competência. Para tal, invista em treinamentos, workshops, compartilhamento de conteúdo relacionado, entre outras práticas.
Fazem parte do domínio da comunicação o entendimento e a capacidade de se relacionar com os mais variados grupos e perfis de pessoas, o que certamente auxilia na quebra de barreiras entre millennials e geração Z.
Crie um clima de diálogo na organização
Atenção a esta última dica! De nada vai adiantar o que foi dito antes se a cultura da organização não for dialógica, ou seja, se a empresa e as lideranças não promoverem, no cotidiano e nas ações corporativas, a comunicação entre membros das equipes e entre os setores.
Isso passa pela implementação de uma série de iniciativas, como:
promoção de um ambiente de trabalho mais aberto à troca de ideias e experiências;
prática de feedback constante;
formação de comitês temáticos (comitê de diversidade ou comitê de saúde mental, por exemplo);
disponibilização de ferramentas tecnológicas;
elaboração de políticas internas e demais medidas para integrar as pessoas de diferentes gerações.
O mais recomendado a se fazer é trabalhar a confluência das diferentes gerações, explorando as afinidades e compreendendo que todas têm o que compartilhar, o que ensinar e o que aprender. Não há um grupo melhor que o outro. O que há são diferenças que podem ser usadas estrategicamente para o alcance de soluções inovadoras, impactantes e lucrativas.
Para tanto, a comunicação entre millennials e Gen Z é fator essencial e deve estar entre as prioridades da gestão de pessoas. A 2um te ajuda a quebrar essas barreiras e a desenvolver uma comunicação forte, assertiva e estratégica para seu time. Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso trabalho.
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