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Comunicação como ferramenta para fortalecer e facilitar as relações durante o distanciamento social

Um dos maiores desafios do período de distanciamento social é a comunicação. Se comunicar bem é um desafio para muitos e, no contexto atual, esse pode ser um problema que ganha maiores proporções. 


O que todos querem é manter uma comunicação clara, assertiva e eficaz em seus relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais, mas muitos não entendem o poder de uma boa comunicação. Para tanto, é necessário criar conexões mais humanas por meio da empatia e da transparência. Isto fará com que estes relacionamentos saiam da pandemia mais fortalecidos e conectados.  


Comunicação é ferramenta de conexão. Para que conexões aconteçam, antes de tudo, é preciso ouvir. Ouvir de forma ativa, não apenas escutar já elaborando sua próxima resposta. Praticar a escuta pró-ativa contribui para que as pessoas sejam mais empáticas e entendam a realidade uns dos outros. E empatia é a base para uma comunicação assertiva. Entender, por exemplo, que a realidade de uma pessoa que é pai ou mãe, convivendo com crianças entediadas, confinadas dentro de casa, talvez seja diferente da realidade de uma pessoa que more sozinha ou apenas com adultos.  


O outro aspecto que também contribuirá para uma comunicação eficaz é a transparência. Deixar claro para ambos os lados qual objetivo deseja atingir com aquela conversa, fazer com que equipes fiquem cientes de tudo que está acontecendo na empresa e suas decisões, e se comunicar de forma clara, mostrando fatos específicos da situação, torna a compreensão dos interlocutores mais fácil, acessível e gera segurança. Para garantir o entendimento do outro, é necessário utilizar uma linguagem simples, com termos de fácil interpretação, e criar rapport, adaptando a sua forma de falar e de se comunicar à do seu ouvinte.  


Além de tudo, é importante criar conexões humanas que sejam genuínas! Sabemos que a tecnologia pode tornar as relações frias e distantes, principalmente utilizando apenas recursos auditivos e não explorando recursos interativos que, atualmente, várias soluções oferecem.  


Neste sentido, criar conexões humanas genuínas faz com que a comunicação aconteça de forma mais fluida. E fazemos isto quando sabemos que o outro é um ser humano cheio de angústias, frustrações e expectativas. Portanto, demonstrar sua preocupação sincera com o outro, entender o que ele realmente espera de você, de preferência, utilizando a câmera e outros recursos interativos, irá elevar o nível e a conexão de qualquer relação. 


Teremos muitos aprendizados durante a pandemia. Talvez o maior deles será nos comunicar de forma mais consciente. Assim como todas as outras habilidades, nós só aprendemos a nos comunicar praticando. E todo processo de aprendizado é construído por erros e acertos. Portanto, entender as principais falhas de comunicação é o primeiro passo para ajustar o que precisa ser melhorado. 


Quando todos entenderem esta necessidade, as relações serão mais leves, fáceis e eficazes. Até lá, preocupe-se em fazer a sua parte! 


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