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5 principais erros que você talvez cometa no seu pitch de vendas

Existe um dito popular que afirma: tão importante quanto saber o que fazer é saber o que não fazer. Será que esse raciocínio é válido também para o pitch de vendas? Certamente! Muito usado em apresentações de projetos, negociações, meetings empresariais, prospecções e demais contextos em que se precisa comunicar uma ideia de forma persuasiva, o pitch é uma poderosa ferramenta para todos.


A 2um, que atua largamente com treinamento de pitch, identificou os principais erros e inadequações que mais acontecem na hora de se montar e de se apresentar um pitch de vendas. Quer saber quais são os top 5 na visão da nossa equipe? Confira a seguir:


1. Falta de planejamento


As informações que vão constituir o pitch devem ser selecionadas de forma antecipada e muito bem pensadas. Elas são parte essencial da comunicação e por meio delas é que se desenvolverá a estratégia de apresentação e se entregará ao público o que ele quer saber e o que, de fato, importa para o momento.


Chegar a um pitch de vendas de excelência requer planejamento. Não dá para chegar na hora sem um direcionamento, sem compreender o propósito da apresentação e se arriscar no improviso. Acredite, até para improvisar é preciso ter se preparado antes.


Portanto, selecione as informações, determine o tempo, considere objeções, estude bastante sobre o tema e se organize a fim de estar seguro e tranquilo na hora da apresentação.


2. Excesso de informações do pitch de vendas


Como dissemos no tópico anterior e frisamos bastante com nossos clientes, o pitch de vendas é um recorte estratégico de informações. É imprescindível compreender o que, de fato, é importante para ser comunicado ao público. Então, seja assertivo com poucas e boas palavras, nada de dar voltas no raciocínio e perder o foco.


A estrutura básica de um pitch contém: o que é o produto, ou ideia, ou projeto; como ele será realizado; e benefícios que pode gerar. Tenha isso como base e fale muito bem sobre o necessário.


3. Linguagem exageradamente técnica


O pitch de vendas deve ser altamente compreensível e fluido para quem vai escutar. Mesmo sendo uma apresentação rápida, você precisa ter a atenção e precisa prender o interesse do interlocutor. Não é a hora de gerar dúvidas, de parecer inacessível ou simplesmente chato. Todas essas sensações podem ser geradas pelo uso excessivo do vocabulário técnico.


4. Postura de desinteresse pela apresentação


Por incrível que pareça, já presenciamos pessoas que aparentavam estar desinteressadas em sua explanação. Isso gera uma péssima impressão do público e pode atrapalhar muito as negociações e o avanço das suas ideias e projetos. É necessário colocar energia nas palavras, transmitir entusiasmo e otimismo em relação ao que você está apresentando.


Muitas vezes, mesmo não estando desanimado, uma fala mais lenta e um tom de voz mais baixo podem levar a essa impressão, então trabalhe a linguagem e a postura para que você possa expressar seu sentimento real pelo trabalho.


5. Falta de treinamento antes da apresentação


No tópico 5, ressaltamos o quanto é preciso estar pronto para a apresentação do pitch de vendas, e parte dessa preparação fica por conta dos ensaios. Após montar seu pitch de vendas, vá para a frente do espelho, fale como se estivesse se apresentando. Pontue as dificuldades e corrija-as, adapte o que for possível e treine mais. Recomendamos ainda, que você filme sua apresentação para que se assista e possa aperfeiçoar o desempenho.


É muito importante que você saiba que todos esses erros e diversos outros podem ser corrigidos com treinamento técnico e bastante prática. Entre as soluções de comunicação de alto impacto, a 2um oferece o workshop de pitch, que tem por objetivo eliminar práticas inadequadas e despertar e aperfeiçoar as habilidades necessárias para a construção de um pitch de vendas interessante, persuasivo e bem estratégico.


Quer conhecer mais sobre o workshop de pitch da 2um? Veja no site ou entre em contato com nossa equipe.

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