sabe quando usar o pitch? Vamos te contar agora!

Você, que acompanha a 2um, sabe bem que o pitch é uma das principais ferramentas de comunicação atuais e que pode fazer toda a diferença em uma negociação. Talvez você esteja se perguntando quando usar o pitch, se é estratégico ou não, se serve para todas as situações, enfim, como e quando aplicá-lo. Listamos as principais ocasiões em que se deve optar pelo pitch e trouxemos dicas para que você possa criar um pitch de alto impacto.


Antes de pensar exatamente em quando usar o pitch, é interessante você entender que todo pitch tem por objetivo macro realizar uma venda, seja de algo palpável, seja de uma ideia ou projeto. Ele é bem mais que um resumo, é uma estratégia de apresentação, persuasão e conquista de um público. Um bom pitch é aquele que engaja o público, desperta o interesse das pessoas em saber mais sobre o que você está expondo e abre caminho para uma reunião ou um segundo encontro, em que haverá a oportunidade de se iniciar aí um processo de venda ou contrato.


Agora que você entendeu os principais objetivos do pitch, saiba como e quando usá-lo.


Venda de um produto


Válido também para a venda de serviços, esse é o pitch “raiz” mesmo. Aquele que ressalta os benefícios do produto, o que o comprador tem a crescer ou lucrar com a solução que você está vendendo e os diferenciais.


Nesses breves minutos, a sua missão é convencer a pessoa que está ouvindo-o de que vale a pena conhecer mais o produto. Você precisa despertar nesse interlocutor a vontade de adquirir o produto e mostrar a ele, com muita clareza, as informações estratégicas para que, ali mesmo, seja marcado um segundo momento para apresentar o produto com mais detalhes e promover experiências que o farão evoluir no funil de vendas.


Apresentação de uma ideia e busca de parceria em projetos


O pitch pode ser usado para quem está na fase de ideação ou validação de um projeto ou ainda um protótipo, como também para quem já tem uma causa ou trabalho em execução e o intuito é buscar parcerias, investimento financeiro e licenças, entre outros.


Como para as demais ocasiões, esse pitch deve trazer informações estratégicas que mostrem ao público o seu domínio sobre o tema e o setor, os benefícios e diferenciais da ideia apresentada e como o seu produto, projeto ou ideia resolve um problema específico de quem o assiste. Quando seu produto for uma causa, um ideal, você precisa também trabalhar fatores mais conceituais e emocionais no seu pitch, a fim de que o público se identifique e se sinta representado.


Processos seletivos para empregos


É comum a dúvida: o que vou vender em uma entrevista de emprego? A resposta é: você mesmo. Isso, no sentido de demonstrar suas habilidades, competências, formação, experiências, história de vida e demais atributos.


É o momento em que você precisa mostrar à empresa porque deve ser selecionado e quais frutos é capaz de gerar para o grupo e para o crescimento do negócio da organização. Para tanto, recomendamos, fortemente, que você pesquise sobre a empresa, forma de atuação, valores e dados sobre o segmento em geral.


Networking em eventos

Sabe aquela troca de cartões fria e sem envolvimento que costuma acontecer em eventos setoriais, palestras e demais encontros profissionais? Esqueça isso. Estamos na era do relacionamento, do live marketing e pode ter a certeza de que a experiência do cliente com sua marca (pessoal ou corporativa) começa já no primeiro contato.


Para esses casos, você deve optar por informações mais genéricas do seu negócio, destacando pontos principais. Ao longo da conversa (lembre-se de ouvir com atenção seu interlocutor), “pesque” os interesses da pessoa com quem você está interagindo e ressalte as informações que façam mais sentido.


Como você viu, há diversas situações em que é estratégico ter um pitch matador na ponta da língua. O seu ou da sua equipe já está criado? Temos uma dica final para você: tão importante como saber quando usar o pitch é entender quais são as informações estratégicas para cada contexto. Estude seu público, entenda as expectativas dessas pessoas, faça e refaça seu pitch até que ele esteja impecável. Treine bastante e capriche na hora da apresentação.


E para aprender mais sobre como e quando usar o pitch, acompanhe nosso conteúdo também no Facebook e no Instagram.

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